Por que o cedro espanhol deve ser usado nos umidores?

O umidor pode ser feito de uma variedade de materiais, mas é o revestimento interno em madeira o fato decisivo na sua escolha. Quase todos os umidores, de todas as faixa de preço, estão sendo fabricados usando-se um núcleo de MDF com uma camada laminada de madeira para revestir o interior. A questão mais importante, então, é o tipo e espessura da madeira utilizada. Aqui, o cedro espanhol oferece uma série de vantagens:

Aroma: O aroma especial do cedro espanhol se harmoniza muito bem com os aromas do tabaco e tem um efeito positivo no desenvolvimento do sabor dos charutos.

Tampão de umidade: a madeira de cedro espanhol pode armazenar grandes quantidades de umidade e liberá-la de volta ao ambiente. Isso não só compensa as flutuações de umidade quando o umidor é aberto, mas também garante um clima mais uniforme no umidor. O mogno e outras madeiras tropicais também podem armazenar umidade em diferentes graus, mas eles não possuem as outras vantagens do cedro espanhol. Se outros materiais que não absorvem a umidade, como o vidro, por exemplo, forem utilizados no interior do umidor, os charutos estarão expostos a maiores flutuações no nível de umidade ambiente.

Proteção contra besouros de tabaco: A madeira de cedro espanhola atua como um repelente de insetos natural e reduz o risco de seus charutos serem atormentados por besouros de tabaco.

É importante que a madeira de cedro espanhola seja devidamente seca antes de ser usada em um umidor. Este processo é feito em grandes fornos. Se a madeira fresca não estiver seca adequadamente, um resíduo pegajoso na superfície, que pode ser muito difícil de remover, pode aparecer no umidor, mesmo depois de vários anos.

No entanto, o cedro espanhol tem seu preço e, especialmente na China, mas também em outros países conhecidos pela fabricação de umidores, pode ser difícil de ser obtido. A madeira deve ser importada da América Latina ou de plantações na África Ocidental. Em muitos países, não existe demanda suficiente de madeira de cedro espanhol e como este produto é considerado de nicho, os comerciantes de madeira costumam achar que não compensa realizar sua importação. Para a pessoa comum, e às vezes mesmo para fumantes de charutos de longa data, a diferença do cedro com outras madeiras tropicais geralmente não é perceptível no momento da compra. Infelizmente, na prática, o mogno e outras madeiras tropicais são frequentemente utilizados dentro dos umidores. O cedro vermelho, as vezes por ignorância e as vezes pela similaridade do nome, também é freqüentemente usado. No entanto, ele não deve ser usado em umidores, visto que seu perfume penetrante arruinará o aroma dos charutos.

Outro problema frequentemente encontrado é o uso de lâminas muito finas. A lâminas com menos de 1 mm de espessura não são suficientemente espessas para fornecer os benefícios da madeira do cedro espanhol. Uma vez que, na maioria dos casos, a espessura da lâmina não é visível para o comprador, o uso de folheados muito finos para revestir os umidores é, infelizmente, uma estratégia utilizada para reduzir os seus custos. Isso pode transformar a compra do umidor em uma questão de confiança. Com fabricantes bem conhecidos, como Adorini ou Elie Bleu, o comprador pode ter a certeza de que a madeira correta e com a espessura adequada é utilizada na produção dos umidores. Em nossa loja on-line, você também pode encontrar madeira de cedro espanhol disponível para compra direta.

Um umidor pode reviver charutos secos?


Como funciona um umidor?