Quais materias são os melhores para umidores?

O cedro espanhol, quando usado como revestimento para umidores, oferece uma variedade de vantagens em comparação com outros tipos de madeira: retenção e distribuição de umidade; proteção contra besouros de tabaco e aprimoramento do processo de maturação dos charutos. No entanto, os umidores feitos inteiramente de madeira maciça de cedro geralmente não são recomendados.

Hoje, os umidores de todas as classes de preços são fabricados quase que exclusivamente com um núcleo de MDF. Há razões para isso. Os umidores estão expostos a grandes flutuações em termos de teor de umidade e, no caso de madeira maciça, isto significa um risco significativo de que a madeira se distorça ao longo do tempo. O cedro espanhol também é uma madeira muito macia. Umidores feitos inteiramente com este tipo de madeira são facilmente danificados. Além disso, ao longo do tempo, a madeira de cedro espanhol pode desenvolver um revestimento pegajoso na superfície, um processo conhecido como resinificação. Esta resina muitas vezes não pode ser removida sem deixar marcas. Com madeira de até 10 mm de espessura, isso geralmente pode ser minimizado por uma adequada secagem da madeira nos fornos, antes da produção. Com uma madeira mais espessa, a probabilidade de desenvolver estas secreções pegajosas aumenta desproporcionalmente, correndo o risco de arruinar a superfície externa.

A construção de um umidor ideal consiste em um núcleo de MDF com um revestimento interior de cedro espanhol. A madeira de cedro espanhola deve ter pelo menos 2 mm de espessura para que seus benefícios sejam aproveitados. Infelizmente, muitos umidores usam uma lâmina de madeira que é fina demais. Outros elementos de madeira, como prateleiras ou divisórias dentro do humidor, também devem ser feitos de cedro espanhol. Consulte os nossos comentários sobre cedro espanhol na construção de umidores.

Quem faz os melhores umidores?


O quão apertado um umidor deve ser...